Avaliação Psicológica
Mapa da mudança

A Avaliação Psicológica é uma competência exclusiva dos Psicólogos e é indicada na identificação de características do funcionamento da pessoa, quer sejam mais estáveis e estruturais, relacionadas com a personalidade, quer sejam contextuais e ligadas a desafios do momento. Estas informações são muito úteis no esclarecimento no caminho de autoconhecimento do cliente e em processos de orientação e mudança, bem como na identificação das áreas a trabalhar em processo psicoterapêutico.

 

A Avaliação Psicológica funciona como uma “fotografia” do funcionamento psicológico e emocional do cliente naquele momento. É por isso muitas vezes proposto no início do processo psicoterapêutico, para que este comece desde logo a compreender o seu funcionamento e a ressignificar as suas experiências, potenciando mudanças na direcção desejada.

 

Recorremos a instrumentos de avaliação como observação clínica, escalas e provas objectivas e projectivas destinadas a identificar problemáticas específicas e a reconhecer os padrões de funcionamento da pessoa em áreas como:

-        Pensamento (processamento, mediação e ideação)

-        Aspectos afectivos

-        Imagem de si

-        Relações interpessoais

-        Controlo e tolerância ao stress

-        Crenças

-        Identificação de patologias específicas.

 

As consultas de avaliação psicológica têm uma duração adequada às provas que são aplicadas e após análise rigorosa, os resultados são comunicados ao cliente na sessão de devolução, com entrega de um relatório escrito apresentando pistas de intervenção e/ou encaminhamento.