Orientação Vocacional e Profissional
Que caminho profissional (pros)seguir?

Esta avaliação destina-se não só aos adolescentes que se começam a confrontar com a necessidade de efectuarem as primeiras escolhas em termos de área de estudos e via de ensino ou profissionalizante, mas também para adultos que sintam ser necessário reavaliar as escolhas já feitas e construir um mapa informado das suas opções profissionais.

Na orientação vocacional e profissional, não basta fazer uma leitura dos interesses e expectativas profissionais e de carreira, mas é essencial cruzá-las com características de personalidade do cliente e do seu funcionamento psicológico. Só assim fará sentido orientar e sugerir áreas específicas que possam estar alinhadas com traços e características mais estruturais da pessoa, promovendo um ajustamento entre esta, os objectivos definidos e as exigências do percurso escolar e da profissão. Para tal são avaliadas as áreas de: 

  • Personalidade e funcionamento psicológico;

  • Raciocínios;

  • Interesses.

Em função dos resultados  poderão ser sugeridos diferentes percursos e opções que possam potenciar não só crescimento de carreira mas ajustamento e equilíbrio em diferentes áreas da vida.