Hipnose Clínica
Foco interno

A Hipnose Clínica, enquanto ferramenta psicoterapêutica, é uma técnica poderosa de transformação e capacitação pessoal, que visa alcançar a superação de dificuldades recorrentes e preparar mudanças e sucessos.

A Hipnose Clínica (ou hipnoterapia) consiste no acesso e utilização do estado de atenção focada na experiência interna, ou estado de transe hipnótico, com objectivos terapêuticos. Nesse estado, ficam mais acessíveis muitas das nossas experiências e recursos geralmente mantidos na mente inconsciente e a nossa capacidade de resposta à (auto-)sugestão fica aumentada. Este estado é alcançado através de um intenso relaxamento físico que é potenciado por sugestões do terapeuta e através desta experiência é possível aceder a recursos internos e ressignificações que nos ajudam a desbloquear crenças limitantes. 

​O princípio básico daHipnose Clínica é a possibilidade de recorrer ao Inconsciente de cada pessoa para aceder às suas crenças, imagens, memórias, experiências e auto-conceito que, trabalhados de acordo com os seus objectivos, o ajudam a realizar o seu potencial e a ultrapassar as suas limitações, ensaiando essas mudanças mentalmente e potenciando um ganho de perspectiva.

Como é uma sessão de HC?

Para além da sessão de identificação e reconhecimento do pedido do cliente, recorrendo a entrevista de anamnese e psicoeducação acerca da técnica, com esclarecimento de dúvidas e alinhamento de expectativas, o cliente é convidado a seguir as orientações verbais do terapeuta, visando a instalação de estado de relaxamento profundo e atenção dirigida às suas experiências internas (sensações físicas, imagens mentais, emoções, memórias).

Imagine agora...

Que está confortavelmente sentado e se permite fechar os olhos, enquanto presta atenção a sensações físicas... ou sons do exterior... deixando-se apenas estar e sentir... e vai ouvindo as sugestões do terapeuta para se focar nesta ou naquela sensação, experiência ou pensamento... enquanto a sua mente está desperta e tão focada, o seu corpo vai relaxando, libertando tensões desnecessárias e permitindo-lhe aceder a um espaço mental de abertura à aprendizagem, de imaginação e experimentação mental segura... nesse estado, pode simplesmente “baixar o volume” daquele diálogo interno crítico e limitador... o mesmo que o conduz repetidamente às mesmas situações... Ao invés, escolhe dar atenção à sua voz mais criativa e essencial, trabalhando a mudança cá fora a partir de dentro...    E enquanto isso, o seu corpo descansa, os seus músculos relaxam e as tensões desnecessárias vão-se desvanecendo... Claro que poderá sair deste estado, mas é muito natural que lhe apeteça aproveitar um pouco mais da calma e dessa experiência tranquila, capacitando-se internamente para viver de forma mais saudável e feliz... E quando decidir abrir os seus olhos, focando-se no que está à sua volta, traz consigo essas novas ideias e aprendizagens e as sensações de calma e bem-estar, que vão ficando cada vez mais disponíveis na sua vida. 

Baixando o volume das solicitações e distracções do mundo exterior, focando recursos e capacidades à medida que segue voluntariamente e de forma consciente as sugestões dadas, é possível criar novas imagens, significados e experiências de forma segura que reforçam o potencial de mudança e sucesso nas áreas trabalhadas.

É esse o potencial transformador da consulta de Hipnose Clínica: as sugestões verbais (in)directas e, por vezes, metafóricas que são transmitidas pelo clínico, bem como as restantes abordagens e técnicas específicas, são desenhadas em conjunto através da relação terapêutica e comunicação terapeuta-cliente, numa atmosfera de confiança e apoio, potenciando resultados rápidos e eficazes e um funcionamento mais adaptado às crenças e necessidades do cliente, em consonância com o seu sistema de convicções e com a sua própria natureza e essência.

Paralelamente, são ensinadas ferramentas como a auto-hipnose ou âncoras de relaxamento que facilitam o acesso autónomo ao estado de transe, potenciando um trabalho do cliente para além do trabalho de consultório.

A Hipnose Clínica, sendo uma técnica, pode ser incorporada em processos de Psicoterapia, visando abordar uma questão ou dificuldades específicas.

Tem resultados reconhecidos em problemáticas como a

Gestão da dor crónica

Ansiedade, ataques de pânico e fobias

Ansiedade de desempenho - preparação para exames, falar em público

Deixar de Fumar

Desenvolvimento Pessoal e auto-confiança

Treino de assertividade e comunicação interpessoal

Trauma e Luto

Preparação para o parto